quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Itáulia ♥

meu povo, ô terra linda essa Itáulia (como pronunciava o meu professor português de História da Arte, Sá Pessoa)!
Roma, Vaticano, Florença e Pisa foram incríveis, especialmente por poder ter vivido/visto tudo com Paulo Roberto 💜
não nos encontrávamos desde o Natal de 2014, então posso garantir que uma semana juntos não deu nem pra tampar o buraco do dente, mas já deu pra amenizar um pouco a saudade!
em Roma tivemos dias insanos, com uma chuva louca que prenunciou neve rara (que só vimos por foto e depois sobre alguns lugares, mas não a vimos cair -- benzadeus não pegamos esse frio todo por lá). cabe dizer que conseguimos fazer o tour gratuito no centro mais antigo de Roma -- foram 2h nos sentindo como os animais que levaram uma rabissaca de Noé e perderam o tíquete pra Arca -- e nosso guia comentou da chegada de uma frente fria da Sibéria em toda Europa (já chamada de "the beast from the east").
estávamos providencialmente nos esquivando do frio power, porém levando lapadas de vento (e neve no nível caspa) de deixar a gente zureta. meu corpo arranjou um jeito de me avisar que ultrapassei meu limite, pois agora dei pra ficar com a moleira arrupiada de frio, algo que não planejo que se repita tão cedo.
Roma é um grande museu a céu aberto; entre fontes, estátuas e prédios, há muitas lojas de alta costura e muita gente montadíssima nas ruas. é como se andássemos meio a um desfile particular. a dica que dou é: não vá pra Roma na chuva. a cidade é feita para ser sorvida olhando para os lados e, principalmente, para cima. guarda-chuva tolhe a experiência.
Vaticano é muito legal, mas tem que ter cuidado com a quantidade de gente fazendo terrorismo falando que as filas são terríveis e que a melhor opção era comprar os guias deles (claro!), pois assim se conseguiria fazer tudo tranquilamente. a questão é que sim, tem fila pra tudo, mas as coisas andam rápido e pagamos menos da metade do valor oferecido tão entusiasticamente.
Florença parece que a gente entra numa mistura de globo de neve e de conto de fadas. a cidade é toda linda, a cada esquina tem algo pra gente querer ver com as mãos. infelizmente nosso tempo foi muito reduzido e só pudemos ficar por 2 dias (vimos muita coisa, mas ficou faltando uma ruma e talvez o período ideal para se ficar lá sejam 5 dias).
Florença deixa o referencial de qualquer um alto, então, só posso dizer que Pisa é bonitinha. os prédios são bem menores do que as fotos tentam nos passar e subir a torre, além de ser um exercício para não dar uma pilôra (257 fucking degraus), é obviamente torto por dentro e você sai goró, depois de tanto rodar. não recomendo fazer esse passeio bêbado ou com crise de labirintite.
o povo que já foi pra Florença pode falar do Duomo, que não subi porque Deus não deixou: tínhamos que ter feito reservas antes e era pelo menos o dobro dos degraus pra torre de Pisa. no nosso segundo dia na cidade encontramos um brasileiro que conhecemos numas das filas que subiu e disse:
-- a escada vai ficando mais estreita e a subida é bem cansativa (e olha que eu corro!). quando cheguei no topo, estava suando muito, mas foi só sair pra amurada que congelei de novo.
-- então quer dizer que ou eu teria um infarto ou ficaria com a boca torta do choque térmico? OBRIGADA, DEUS!
resumo da ópera: foram dias lindos e felizes (brigada mais uma vez, Paulo!), mas não posso ver uma fila que quero entrar, não posso ver uma escada que quero subir. se vir uma fila numa escada, meu dia será lá, até que eu despressurize dessa semana maravilhosa ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vó Tereza saiu do hospital! \o/

pessoas, minha avó recebeu alta do hospital hoje e já está truando loucamente em casa! \o/ aproveito para agradecer mais uma vez por toda...