quarta-feira, 19 de abril de 2017

9 verdades e 1 mentira

entrando no disparate (não sei o nome da brincadeira fora do Ceará), seguem minhas 9 verdades e 1 mentira:
1. já dormi em cima de uma lápide no cemitério.
2. demorei mais um mês pra aprender a andar de bicicleta.
3. já segurei um ladrão na rua.
4. comi cuscuz a primeira vez com 24 anos.
5. uma desconhecida puxou o meu cabelo até o chão dentro do ônibus.
6. odeio andar descalça.
7. quando eu estava sem carteirinha de estudante, usava a do meu irmão, que tinha cabelão (e um bigode singelo, mas isso nunca me impediu de passar na bilheteria).
8. minha bisavó materna era circense (contorcionista).
9. não sou de confiança, tenho 32 dentes.
10. participei de uma performance em que a artista cortou o meu cabelo com uma tesoura infantil e eu fiquei parecendo um cachorro (bem maltratado).

* * *
esclarecimento sobre a 5: eu era piveta (devia ter uns 14 anos), estava sentada num dos bancos mais altos que havia no final do ônibus, já perto da saída.

no meio da viagem, entrou uma mulher claramente transtornada, gritando passagens bíblicas (e outras coisas que não acredito que estejam escritas em lugar nenhum), e os demais passageiros estávamos nos esforçando pra fingir que ela não estava lá, com medo de ela entender curiosidade como interesse e grudar na pessoa.

por conta da nossa apatia, ela se irritou, começou a falar que satanás estava em cada um de nós e foi se encaminhando pra descer no ponto seguinte.

nessa hora, ela parou do meu lado (juro que tentei fazer a melhor cara de paisagem, mas aparentemente não foi suficiente pra ela).

então ela começou a gritar uns salmos, o ônibus parou, ela encheu a mão com o meu cabelo, puxou até o chão e disse: "SAAAAAI, SATANÁS!"

eu dei um singelo grito (quem me conhece, sabe, grito baixo), ela deve ter achado que o capiroto saiu de mim, me soltou e desceu do ônibus.

eu fiquei lá, lacrimejando e praguejando, e resto do ônibus mal segurava o riso.

* * *
a pedidos, comentários: a história do macaco: 

eu devia ter uns 4 anos e a escola onde eu estudava levou a minha turma para um passeio num circo.

como éramos muito pequenos, ao invés de ficarmos nas arquibancadas, nos sentaram ao redor do picadeiro.

entraram os palhaços, as bailarinas, uma ruma de coisa, até que entraram os macacos no picadeiro.

um deles deu uma cambalhota, parou na minha frente, deu um grito, me agarrou e saiu rolando comigo no chão.

eu chorava e empurrava o bicho, até cogitei dar uma mordida, pra ver se ele me soltava, mas tava morrendo de gastura daquela catinga medonha.

depois disso, eu tenho medo até do Toni Ramos, "avali" de macaco.

e minha tia que foi comigo no passeio garante que isso nunca aconteceu, mas que tia assumiria que uma insanidade dessas aconteceu no seu turno?

minha mãe não acredita que aconteceu, mas eu que me lembro do horror que senti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vó Tereza saiu do hospital! \o/

pessoas, minha avó recebeu alta do hospital hoje e já está truando loucamente em casa! \o/ aproveito para agradecer mais uma vez por toda...